26 de mar. de 2009

Coisas estranhas



A demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol tem dominado a mídia nos últimos dias e é justamente para entender melhor o que está nas entrelinhas desse importante tema que publico esse post abordando sobre índios, ONGs, nióbio, cassiterita, soberania nacional e coisa estranhas. Muito estranhas por sinal.

Não consegui identificar o autor da formatação do texto, mas os fatos são conhecidos do público em geral, e se não o são, aqui vai a minha contribuição.

Não é estranho que quase todos os 15.000 índios de Roraima tenham sido deslocados e ajuntados pelas ONGs internacionais justamente sobre as maiores jazidas mundiais de nióbio, urânio e ouro existentes ali? (Raposa-Serra do Sol).

Não é estranho que os quatro povos indígenas, que historicamente nunca se deram bem ou conviveram, foram juntados quase que na marra, justamente sobre uma área (Surumu) em que existe uma enorme jazida de estanho (cassiterita), metal estratégico para a Ingla-terra; e mais estranho ainda, que nessa área está a ONG inglesa Surviving do Príncipe Phillip, o marido da Rainha Elizabeth II? Com fins de salvar a Floresta?

Não é estranho que após esses ajuntamentos, em 2004 o governo Lula foi o único que assinou da América do Sul, o tratado na ONU que aceita que povos indígenas declarem-se nações independentes, desde que tenham apoio internacional? Só o Brasil o assinou.

Não é estranho que o então Ministro da Justiça Nelson Jobim, numa ação inusitada, anu-lou de uma só vez todas as ações jurídicas impetradas pelos Roraimenses contra a de-marcação da imensa reserva Raposa-Serra do Sol, sem questionar os méritos, para que Lula pudesse decretá-la em 2005?

Não é estranho que as ONGs estrangeiras dali, tenham enviado índios brasileiros a seus países para cursarem universidades na França, Suíça e Inglaterra, em cursos de Adminis-tração Pública, Direito e Relações Internacionais, e apresentá-los regularmente em pro-gramas de TV europeus, no qual simplesmente difamam o Estado brasileiro e nosso po-vo?

(EuroVision TV em 23/06/2004; CNN Espanhol em 12/02/2005; Deutsch Welle em 21/03/2006).

Vejam que fato estranho: O Jornal Folha de São Paulo, no dia 05 de novembro de 2002, noticiou que: Lula passou o final de semana em Araxá, na casa da CBMM do Grupo Mo-reira Salles e da Multinacional Molycorp, a Companhia que exporta 95% do Nióbio que retira de MG e é a maior exploradora do metal do mundo?. Foi recebido com honras e tratamento VIP.

Por meio de uma ONG, a empresa financiou projetos do Instituto Cidadania, presidido por Lula, inclusive o Fome Zero, que integra o programa de governo do presidente.

E mais estranho ainda, Marcos Valério declarou na CPI dos Correios: "O Banco Rural foi noticiar ao Ministro José Dirceu que iria explorar, que estaria tentando explorar uma mina de nióbio lá no Amazonas e ainda - O grosso do dinheiro vem do Nióbio?.

A CPI comeu bola, e não investigou essa "derrapada" de Marcos Valério na época, e que ficou registrada nos anais da CPI! Segundo relatos de presentes, nesse momento Delúbio passou mal e teria pedido para se retirar até a enfermaria.
Acho que não está tão estranho agora...
E o cúmulo do estranho: Por solicitação das ONGs estrangeiras em Roraima, Lula não preservou nossa faixa de fronteira soberana, alegando que existiam também índios do outro lado da Venezuela.

Só que é fato confirmado pelo Ministério das Minas e Energia, que as jazidas de Nióbio continuam de forma contínua sob a mesma fronteira, e sob o mesmo território vizinho da Venezuela. Hugo Chavez também está adorando!

Alguém ainda acha algo estranho?


Comments: Postar um comentário



<< Home

Comentários e sugestões

Que tipo de comentário você gostaria de enviar?

Reclamação Problema Sugestão Elogio

Digite seus comentários no espaço abaixo:

Informe como entrar em contato com você:

Nome
Email

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Google